Cinta modeladora funciona?

“Cinta modeladora funciona?”. Essa é uma questão muito comum entre os consumidores que buscam por esse tipo de veste, e deixa muita gente insegura quanto à eficácia do acessório. Afinal, o produto parece apenas uma veste comum, não é mesmo? Sim, mas a boa notícia é que uma cinta realmente funciona!

O modelador funciona para uma série de coisas, na verdade. Primeiro, para a definição da silhueta. Funciona também para melhorar o aspecto visual da pele, e para manutenção de uma boa postura. Atua ainda para o bem-estar e relaxamento do corpo, assim como para a melhora da performance esportiva do indivíduo. Descubra sobre todas essas funções da peça!

Definição da silhueta

A definição da cintura e abdômen são os principais motivos que levam à busca de uma cinta modeladora. O acessório age por meio do seu tecido elástico, e consegue criar uma incrível mudança no visual.

Imagine, por exemplo, uma mulher que há pouco tempo deu a luz a um bebê. Após o parto, é comum que a pele da barriga se torne mais flácida, e denuncie o acúmulo de gordura nessa região. Nessa situação, a nova mamãe não está muito satisfeita com sua silhueta, mas deseja utilizar um belo vestido justo que possui. Para que seu abdômen não marque e “estrague” o look, a cinta modeladora é a melhor opção! Utilizando a peça, a mulher conseguirá comprimir o abdômen e disfarçar o “inchaço” local. O resultado será de uma barriga chapada e bonita, numa noite em que a mamãe vai se sentir bem com seu corpo.

O que o tecido elástico do modelador faz é mudar as células de gordura de lugar. Como cria um novo molde à silhueta, o tecido obriga o corpo a se adequar a essa forma. Logo, as células adiposas do abdômen, por exemplo, são levadas para as costas, e permanecem lá por todo o tempo em que o indivíduo permanecer com o acessório no corpo.

O feito é semelhante ao que acontece quando utilizamos um anel. Com algo comprimindo o dedo, as células que ficam sob o aro de metal são deslocadas para os lados. Isso é perceptível quando o anel é retirado: sempre há uma pequena depressão no dedo. Após a retirada, porém, as células voltam ao seu lugar de origem, como acontece no caso de uma cinta.

Porém, se o anel for mantido no dedo por tempo prolongado, após certo período essa depressão será permanente. Ou seja, ao invés de voltarem ao lugar, os adipócitos permanecerão no local onde foram realocados, criando um novo contorno ao dedo.

Esse efeito permanente também acontece no caso do modelador da silhueta. As células de gordura deslocadas pela cinta acabam por permanecer no local em que foram realocadas, e assim os contornos mais definidos do corpo permanecem mesmo após a retirada da peça. Assim, uma silhueta mais magra e bonita é logo adquirida. Esse resultado é obtido após alguns meses de uso da cinta.

O visual da pele

Outro efeito provocado pelo tecido flexível de uma cinta modeladora é a compressão da pele. Nesse caso, o resultado obtido é a melhora da circulação sanguínea. Os benefícios dessa melhora são incríveis: com o sangue circulando melhor, as células recebem maior quantidade de oxigênio e de nutrientes. Essas substâncias são os “combustíveis” para que as células se renovem. Em consequência, a pele ganha células mais novas, eliminando aquelas marcadas pela o sol, por cicatrizes ou queloides. As estrias existentes nas áreas cobertas pela cinta também tendem a ser abrandadas, quase sumindo do visual do corpo. Graças ao mesmo princípio, as estrias e novas marcas são prevenidas.

Associada à circulação do sangue, há ainda a drenagem linfática. A drenagem é o processo pelo qual o corpo consegue eliminar células adiposas e toxinas do corpo. Quando potencializada pelo modelador, então, essa drenagem melhora muito a eliminação dos líquidos e células que provocam a flacidez da pele. Esses mesmos componentes são os responsáveis pela celulite, um enorme incômodo estético. Dessa forma, a pele se torna mais firme e bonita.

Bem-estar do corpo

Os efeitos do tecido flexível não param por aí. Além de todos os resultados já citados, o material com o qual o modelador é produzido consegue promover leve massagem ao corpo. A pressão contínua acaba por relaxar o indivíduo, dando um up na disposição do dia a dia. Além disso, o cansaço das pernas é também diminuído, caso a cinta envolva também essa região da silhueta. O resultado é sempre é o maior bem-estar do organismo e melhora no humor do sujeito.

Melhora da postura

No cotidiano, a coluna é uma das regiões do corpo a mais sofrer impactos. Primeiro porque é ela a responsável pela sustentação de todo o tronco, principalmente ao andar. Além do mais, ela é cobrada em cada movimento realizado no dia a dia, assim como sofre bastante com a má postura. Reflita: quantas vezes por dia você mantém o pescoço curvado para o uso de um smartphone? Quantas vezes se senta e acaba por “escorregar” da cadeira, assumindo uma postura completamente torta?

Ações desse tipo são bastante comuns, e igualmente prejudiciais às costas. Elas podem, por exemplo, causar dores dos músculos da região. Podem ainda acabar por provocar o desgaste da espinha, o que geraria doenças como a hérnia de disco, enormes dores e até problemas de locomoção.

Para evitar todos esses problemas, a cinta modeladora serve como um lembrete à manutenção de uma boa postura. Funciona assim: a peça já provoca leve pressão contínua sobre o corpo. Quando assume uma posição incorreta, o indivíduo percebe uma pressão maior na região das costas. Nada muito desconfortável, mas sim diferente. Assim, ele é “lembrado” de que precisa manter as costas eretas, ou seja, percebe que sua postura está incorreta. Em seguida, pode consertá-la, novamente encostando as costas na cadeira, citando caso análogo. Afinal, é algo recorrente que não percebamos nossa má postura; o lembrete do tecido ajuda a perceber o erro.

Pós-operatório

Numa situação pós-cirúrgica, a cinta modeladora tem uma série de funções. Como oferecer um molde ao corpo, algo que já faz comumente. Nesse caso, a fôrma é importante porque o corpo precisa se readaptar aos seu formato. Como no caso de uma abdominoplastia: a cirurgia retira da silhueta certa quantidade de gordura e também de pele. Caso a pele não seja pressionada de encontro ao corpo, poderá cicatrizar de forma “descolada” e flácida, o que pode se tornar tanto um problema de saúde, quanto de estética.

No caso de cirurgia menos invasivas, como a lipoaspiração (que faz a sucção da gordura) e a criolipólise (que congela as células de gordura), o uso da cinta é importante para o estímulo da renovação das células. Sem o modelador, o corpo pode sofrer com hematomas, cicatrização incorreta ou muito marcada. Além disso, caso a flacidez da pele permaneça, os efeitos do procedimento estético serão quase anulados.

Outra função do modelador no pós-operatório é garantir a sustentação do corpo, assim como absorver impactos. Independentemente do tipo de cirurgia realizada, o corpo demanda repouso e poucos choques de movimento. Dessa forma, a cinta absorve parte dos impactos causados pela movimentação diária. Além de melhorar a recuperação do indivíduo, essa ação do tecido previne, por exemplo, o rompimento de pontos cirúrgicos.

Efeitos para o esporte

Para melhorar os efeitos da atividade física sobre o corpo, a linha de modeladores Yoga conta com um produto específico: a cinta fitness. Desenvolvido para uso exclusivo durante a prática esportiva, o acessório protege o corpo e acelera os efeitos dos exercícios sobre a silhueta.

Assim como faz em situações pós-cirúrgicas, a cinta especial para atividades físicas primeiro faz a absorção do impacto dos movimentos. Como a movimentação é bastante intensa durante o esporte, essa proteção é essencial e evita problemas como a distensão dos músculos.

A cinta também consegue manter a postura do indivíduo mais ereta, algo importante para que não existam lesões na coluna durante a prática física. Como também oferece um molde para a silhueta, o modelador acelera o efeito de definição dos músculos, dando ao sujeito um abdômen e costas mais bonitas. Outras peças compressivas não devem ser utilizadas durante o esporte, ou podem causar problemas ao corpo.

Além disso, é fundamental que a cinta fitness seja adquirida  no tamanho adequado. Ela nunca deve apertar, mas sim comprimir. Do contrário, o grande esforço físico pode provocar grande falta de ar e levar ao desmaio no meio da academia.

É importante destacar que o tecido poroso de qualquer cinta modeladora da Yoga permite a perfeita respiração da pele. Logo, você não passa calor, nem fica sujeito a alergias ou coceiras devido ao suor.

Modelos de cinta modeladora

As cintas modeladoras da Yoga aparecem nos mais diversos modelos. Há, por exemplo, as faixas abdominais, que envolvem apenas cintura e costas e promovem a definição dessa região. Outra opção é pela peça semelhante a uma calcinha de cintura alta, que abrange dos glúteos ao abdômen. Acessórios semelhantes também podem envolver as pernas, levando todos os benefícios da cinta para os membros inferiores.

Além dessas, há a opção pelo modelador de corpo inteiro. Esse modelo é ideal para o indivíduo que deseja promover todos os benefícios citados nesse texto em todo o corpo. Nesse caso, quem mais ganha é a postura, pois é ainda mais fácil manter as costas eretas com essa cinta.

As peças ainda podem possuir apoio para o busto, faixa de reforço sob a barriga (nesse caso, para grávidas), e até próteses para os glúteos. Cada modelo busca valorizar uma parte específica da silhueta, enquanto garante a sua autoestima. Basta apenas que você escolha o mais adequado ao seu objetivo!

Como escolher minha peça?

Para escolher a melhor cinta modeladora a seu corpo, é importante ter em mente o que você deseja. Pernas mais bonitas? Bumbum avantajado? Cintura fina? Com esse propósito claro em mente, a definição pelo modelo se torna simples.

Depois disso, vai ser necessário apenas definir o tamanho correto ao seu corpo. Como já citado anteriormente, um cinta modeladora não deve apertar, mas sim comprimir. Dessa forma, se sua peça provocar desconforto ou falta de ar, deverá se trocada.

Para facilitar a compra online pela Yoga, nosso site possui uma tabela completa de tamanhos. Os dados informam o tamanho da peça, o peso do indivíduo para qual ela é indicada, sua altura e medidas do quadril e busto. A peça de tamanho Mini Mini, por exemplo, é indicada para pessoas de até 45 kg, 1,50 metro de altura, manequim de busto número 36 e manequim de quadril número 34. Com essa tabela, fica difícil escolher o tamanho incorreto.

Testes de tamanho

De qualquer modo, você deve experimentar seu modelador assim que possível. Após vesti-lo, o ideal é realizar alguns movimentos básicos, que poderão indicar o conforto da peça ao seu corpo. Nesse caso, você deve se agachar, flexionando os joelhos; esticar os braços acima da cabeça; girar o tronco; e realizar outros movimentos mais comuns realizados no cotidiano. Caso, em algum momento, a peça aperte, é importante fazer sua troca. Do contrário, com o tempo você poderá sentir falta de ar, dor nos músculos e perceber deformações na silhueta. Fuja da crença popular de que quanto mais apertado o modelador, melhor: a ideia está completamente incorreta, e é prejudicial à saúde!

Outro teste interessante de se fazer é vestir a cinta e encostar as costas na parede. Entre a parede e a coluna deve ser possível inserir uma mão. Caso esse espaço seja maior que uma mão, ou então bem menor, a peça não é adequada ao seu corpo. Isso porque esse teste indica a posição da coluna: caso haja o vácuo correto, a espinha está ereta; caso não, sua posição está sendo prejudicada, e poderá levar a problemas no futuro.

De qualquer modo, você pode contar com os consultores da Yoga no momento da sua compra. Nossos vendedores online estão sempre disponíveis para te auxiliar na escolha da peça adequada e tamanho ideal ao seu corpo. Depois, bastará apenas aproveitar de todo o bem-estar que uma cinta tem a oferecer.

Viu como uma cinta modeladora funciona de vários modos ao corpo? Está esperando o que para comprar a sua e aproveitar de todos esses benefícios? Acesse nossa loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *